Despedida da Missa - Gotas de Liturgia
Alberto Bekeuser
A despedida da Missa que pode ser chamada também de envio,
em latim soa assim: Ite, missa est. A resposta é: Deo gratias. Traduzindo
literalmente temos: Ide, a missa terminou. A tradução brasileira procurou
encontrar sua fórmula: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus! É o
sacerdote celebrante quem envia ou o diácono, quanto presente. Por isso,
enviando, eles não se incluem: Ide, e não, Vamos.
Quem é abençoado é enviado a abençoar, a ser bênção para o
próximo, a ser Corpo dado e Sangue derramado, a exemplo de Jesus Cristo.
Importa realçar a riqueza da despedida. Despede-se o povo
“para que cada qual retorne às suas boas obras, louvando e bendizendo a Deus”.
No fim de cada Missa realiza-se um envio. Os cristãos são novamente enviados em
missão. A missão de levar a paz, de levar o Senhor ao próximo, em seus
trabalhos, em toda a sua vida.
A própria fórmula latina Ite, missa est, parece traduzir
esta missão. Até hoje não se conseguiu descobrir bem o significado do termo
missa, que deu o nome a toda a Celebração eucarística. Parece, contudo, poder
significar as duas coisas: despedida e envio. Ide, a Missa que está sendo
encerrada, inclui uma missão; ide, a vós é confiada uma missão. A missão de
transformar a vossa vida numa ação de graças a Deus: Deo gratias. A missão de
fazer de vossa vida toda um louvor, um agradecimento, um reconhecimento a Deus,
com as vossas boas obras. Ide, vós não fizestes da Missa apenas uma ação de
graças a Deus, mas deveis ser na vida uma ação de graças; deveis fazer de toda
a vossa vida uma ação de graças, viver em ação de graças.
Compreende-se, então, que este momento não é uma mera
despedida apressada, mas novo envio para realizar a missão de cristão no mundo,
de construir a paz, de impregnar a sociedade, a família e todas as ações com o
Senhor. Tornar o Senhor presente no mundo como Ele se tornou sacramentalmente
presente na assembleia eucarística e na Comunhão.
Sem negar a beleza e a riqueza da fórmula atual Ide em paz,
e o Senhor vos acompanhe, creio que será útil recuperar a compreensão do termo missa,
pelo qual é denominada toda a celebração.
Missa, conforme o grande estudioso da Liturgia, André
Jungmann, vem de missio ou demissio, que quer dizer missão ou demissão, ou
seja, despedida. Mas, a missão era sempre acompanhada de uma bênção. Jesus ao
subir aos céus, antes de enviar os discípulos ao mundo inteiro, abençoou-os.
Ora, a bênção por excelência é a presença de Jesus Cristo na assembleia
celebrante, na sua Palavra, no sacramento do seu Corpo e Sangue. Assim,
terminadas as bênçãos da consagração e da comunhão, os cristãos são enviados ao
mundo, sendo também este envio-despedida envolto com uma bênção. Aos poucos, a
bênção do envio começou a significar todas as bênçãos da celebração, de tal
maneira que a palavra missa começou a significar também bênção. Ite, missa est,
então, pode significar também: Ide, recebestes uma bênção e uma missão a
cumprir. Em nome de Cristo vos envio abençoados, para que sejais bênção para o
mundo. Fostes abençoados para serdes enviados novamente.
Vemos, então, que missa no sentido de bênção acaba sendo
sinônimo de eucaristia, que, literalmente, significa boa graça. Em cada
Celebração eucarística os cristãos são abençoados por Deus ao lhes dar seu
próprio Filho; e na bênção final são reenviados ao mundo, tornando-se fonte de
bênção. Compreendida assim, a palavra missa readquire todo o seu significado.